A APA (AAP - Associação americana de psicologia) está errada sobre a Homossexualidade e o Transtorno de Identidade de Gênero

Frequentemente escuto pessoas se referindo à AAP (Associação Americana de Psicologia) e suas crenças explícitas de que homossexualidade e disforia de identidade de gênero não são mais "transtornos mentais".

Quero discutir isto, mas primeiramente deixe-me explicar que, na MINHA visão, o termo "transtorno mental" ou "transtorno" não têm qualquer conotação de insulto ou vergonha. De fato, para mim pessoalmente, isto foi um grande alívio de vergonha - porque eu finalmente percebi e fui afirmado no fato que minha Atração pelo Mesmo Sexo não era minha culpa e não era uma "escolha", muito menos simplesmente um problema espiritual que eu 'não teria rezado o suficiente'.

Eu também quero reiterar que para algo ser um "transtorno" não necessariamente significa que haja uma "cura" fácil. Muitos desafios físicos e mentais não são "curáveis" e a maioria dos que o são atualmente não eram sequer tratáveis há alguns séculos. A eficiência de terapia ou outros tratamentos é algo que posso discutir posteriormente em outro post. Isto não é relevante para a questão se Atração pelo Mesmo Sexo Erotizada ou Disforia de Gênero são ou não "transtornos".

Quando comecei o Joel 2:25 International, consultei diversos psicólogos, psicoterapeutas e conselheiros profissionais licenciados que auxiliam indivíduos como eu a curar o Transtorno de Atração pelo Mesmo Sexo. A maioria deles é também membro da AAP - embora discordem publicamente de algumas das atuais posições da AAP. A diferença entre suas visões e as da AAP são um ponto de vista filosófico. A AAP adotou a filosofia do Socioconstrutivismo e rejeitou a original filosofia Essencialista.

Eis um perfeito exemplo da filosofia do Socioconstrutivismo atuante no campo da saúde mental:

Uma senhorita de 30 anos de nome Jewel Shuping foi a um terapeuta que adere ao Socioconstrutivismo e disse que ela sempre acreditou que "deveria ter nascido cega." Na época, Senhorita Shuping tinha visão perfeitamente boa.

Senhorita Shuping foi a um psicólogo que está alinhado com a atual filosofia do Socioconstrutivismo da AAP. Este psicólogo aprovado pela AAP deu-lhe colírio anestésico e borrifou limpador de ralos em cada pupila, o que a deixou cega.

É possível ler mais sobre Senhorita Shuping em (em Inglês): http://nypost.com/2015/10/01/i-blinded-myself-on-purpose-and-have-never-been-happier/

Se ela tivesse ido a um dos 200 psicólogos que identifiquei, os quais são afiliados com o ponto de vista Essencialista, eles teriam focado em tratar seu "Transtorno de Identidade da Integridade do Corpo" e ao menos tentado ajudá-la a aceitar seu próprio corpo e visão enquanto trabalhariam para resolver qualquer trauma emocional ou mágoas que a poderiam ter causado seu desejo de ser cega.

Essencialistas, como eu, acreditam como Platão, Aristóteles e todas as religiões monoteístas tem ensinado pelos últimos mais de 5 milênios que para cada entidade específica (humano ou animal) há um conjunto de características que são necessários para sua identidade e função.

Nós acreditamos que identidade de gênero e orientação sexual são fundamentados em realidade biológica. Nossos corpos nos dizem quem somos. Eu acredito que é prejudicial (um ato da Sombra) quando tentamos construir ou montar/desmontar uma realidade diferente na qual gênero e identidade sexual não estão sincronizados com a biologia.

Analisemos uma situação hipotética (a qual provavelmente já é um exemplo da vida real em alguns lugares)

table.jpg

"John", um adolescente na Califórnia, diz que acredita ter nascido para ser uma mesa de café e quer desesperadamente ser uma mesa de café. Ele vai a um terapeuta em busca de "ajuda".

Um terapeuta Essencialista se engajaria para entender o que o levou a isto e que traumas ele tem que poderiam precisar de cura.

allfours.jpg

Um terapeuta Socioconstrutivista providenciaria para suas pernas serem amputadas na altura dos joelhos e para ele ser submetido a diversas cirurgias para que seus braços e pernas se dobrarem com o mesmo ângulo e alcançar o mesmo nível de forma a se parecer mais com uma mesa de café. - Afinal de contas, isto é o que ele "nasceu para ser".


Se um homem tem genitália masculina e cromossomos masculinos (XY) e ainda assim acredita que nasceu para ser uma mulher, ele tem um transtorno. Eu acredito que ele precisa de compaixão e provavelmente passou por muitas 'dores emocionais' em sua vida que o levaram a isto. Eu não sei se há 'cura', porém eu sei que injetar hormônios e multilar seu corpo não é a resposta. Também é o oposto de compaixão fazê-lo usar o banheiro das mulheres. Não há qualquer compaixão nisto. O que ele precisa é real compaixão e finalmente aceitar a realidade que ele é um homem.

A identidade "gay" que abracei por mais de doze anos de minha vida era uma falsa construção. O corpo humano é claramente definido para heterossexualidade. Não há homens ou mulheres cujo sistema reprodutivo seja feito para criar vida nova por meio de ato sexual com membros do mesmo sexo. O propósito primordial do ato sexual é a criação de nova vida. A finalidade secundária é a ligação marital e relação por toda a vida entre o marido e esposa.

Mesmo que alguém rejeite procriação e casamento, há danos psicológicos que ocorrem quando as relações sexuais se dão sem monogamia e sem a compatibilidade de gênero entre homem e mulher. O psicólogo Daryl Bem, que se identifica como "gay" explica em seu modelo "Exótico se torna Erótico" que

"o que é exótico - isto é, misterioso - para um menino durante a infância é o que se tornará erótico para ele na vida adulta"

Este Socioconstrutivista ativista gay não parece reconhecer o fato que é ao menos problemático para um menino ver a masculinidade como "exótica", algo externo a ele. Ele claramente não entende que normalidade é aquilo que funciona da forma que foi designada para ser.

Dr. Joseph Nicolosi, um psicólogo católico que abraçou o ponto de vista Essencialista responde a Bem:

"Quando um homem acha masculinidade misteriosa e exótica e procura isto fora dela, acreditamos que ele vive um falso eu e algo não está funcionando."

Por natureza, dois membros do mesmo sexo também são incompatíveis para o amor romântico. A atração deste tipo de relação é motivada por traumas emocionais e necessidades emocionais não atendidas. Seguir este tipo de ligação aprofunda os traumas, destrói amor real e causa danos psicológicos para ambos os indivíduos. Isto não significa que indivíduos nestas situações são incapazes de amor real, mas na extensão que Amor real está presente, apesar da natureza da relação, no lugar de por causa disto.

Eu sei que o que disse aqui ofenderá a muitas pessoas. Este é um argumento ou julgamento mais que abstrato. Além de observar mais de 5000 anos de experiência humana, também conclui isto depois de analisar todas as minhas próprias relações passadas e aquelas de todos os demais que tinha observado por muitos anos. Isto inclui especialmente aqueles "casais gay de longa duração" que se mantiveram juntos por mais de 20 anos. Eles pareciam mais infelizes que os indivíduos que simplesmente "tinham casos" ocasionalmente. O dano emocional deste estado de desenvolvimento preso era realmente pronunciado em todos os aspectos de suas vidas.

O ponto de vista da humanidade ser feita para heterossexualidade não é uma fobia ou medo patológico e não é intolerância. A Lei da Filosofia Natural diz que esta visão deriva do coletivo da humanidade, conhecimento intuitivo - uma consciência natural instintiva.


Socioconstrutivismo no Contexto Religioso

Quando adolescente e nos meus 20 anos, fui a diversas igrejas "gay friendly" e tentei me convencer que eles estavam certos. Todos tentaram explicar que (em suas interpretações) as escrituras não se referiam à homossexualidade ou pelo menos "casais gay monogâmicos comprometidos."

Muito embora eles parecessem se convencer que o comportamento não era um "pecado", eles jamais sequer tentaram explicar como isto era alguma forma de nova "vocação" ou chamado e/ou que isto era parte do plano de Deus. O melhor que podiam fazer era assumir que Deus não tinha um plano. Eles estavam aplicando a mesma lógica do Socioconstrutivismo para o divino e que isto se manifestava em diversas áreas.

As igrejas "gay friendly" que frequentei, todas a princípio pareciam ser uma igreja cristã normal, exceto por suas visões "iluminadas" de homossexualidade. Em pouco tempo, no entanto, comecei a perceber muitas outras mudanças. Em uma igreja, por exemplo, começaram a pular diversas passagens extensas da Bíblia em nossos grupos de estudos da Bíblia. Em outra, havia inicialmente "em nome de Jesus nós rezamos" ao final das orações, o que passou a "em seus diversos nomes nós rezamos".


A Negação da Verdade Absoluta

A raiz do Socioconstrutivismo e o ataque ao Essencialismo é a negação da existência da Verdade absoluta. O ateu Richard Dawkinsse refere ao Essencialismo repetidamente como uma "infecção moralista". Em um artigo de 2014, ele argumenta por que Essencialismo deve ser forçosamente "aposentado":

"um embrião se torna uma 'pessoa'? Apenas a mente infectada pelo essencialismo faria tais perguntas. Um embrião se desenvolve gradualmentede de um zigoto unicelular em um bebê e não há qualquer momento em que a 'pessoalidade' deve ser considerada alcançada. Seria melhor, ainda que não ideal, dizer que o embrião passa por estágios de ser um quarto de humano, uma metade de humano, três quartos de humano...

Aborto não seria mais 'assassinato' que matar um chimpanzé ou um animal. De fato, um embrião humano em estágio inicial poderia defensivamente ser dado mais proteção moral que um porco adulto, o qual está claramente equipado para sofrer. A motivação essencialista em direção a definições rígidas do que é 'humano' (em debates sobre aborto e direitos dos animais) e 'vivo' (em debates sobre eutanásia e decisões sobre o fim da vida) não faz sentido em face da evolução e outros fenômenos gradualistas."

- ateu Richard Dawkins, autor de Deus, um Delírio

Desde que o Socioconstrutivismo eleva a vontade humana acima da realidade física e até mesmo da vontade de Deus; não falta muito para que isto tente desconstruir o monoteísmo por completo. Eu pessoalmente conclui que acreditar que pessoas "nascem PARA SER gay" realmente exige uma negação fundamental da existência de Deus.

Pax Christi,

Jeremy

(Fundador do Joel 2:25 International)

Jeremy@Joel225.org