Ajuda para Homens

O grupo Joel 2:25 oferece continuamente grupos de apoio tanto por vídeo-conferência como em pessoa para Homens que estão a recuperar da Atração pelo Mesmo Sexo (AMS) recomendando ainda Terapeutas Reparativos, conselheiros, e recursos locais não só nos Estados Unidos como também em 104 outros países.

Por sermos uma organização dirigida por pares, não pretendemos afirmar que temos todas as respostas, mas fazemos uso e partilhamos todos os recursos disponíveis que nos tenham sido benéficos.

Descobrimos que a recuperação envolve quatro etapas:

O Joel 2:25 apoia diretamente as tarefas na primeira Etapa e oferece recomendações e em muitos casos subsidia a terapia e outros recursos para o homem se sarar noutras etapas.


Os grupos MANS* do Joel 2:25 encontram-se em pessoa e online para que os seus membros se apoiem e se desafiem mutuamente de modo a crescerem continuamente em quatro áreas chave:

*N.T.: MANS (Masculinity – Masculinidade, Authenticity – Autenticidade, Needs Fulfillment – Cumprimento de Necessidades, Surrender – Rendição ou Entrega)

RENDIÇÃO

lightstock_1673_xsmall_user_602763.jpg

Nenhum ser humano tem a resposta perfeita para tornar tudo fácil e simples. Há três perguntas muito importantes que todos nós optamos por responder, não só no que toca à Atração pelo Mesmo Sexo, mas em relação a tudo o resto nas nossas vidas:

  1. CONFIO que Deus tem um plano pormenorizado e um propósito para a minha vida?

  2. Estarei ABERTO a escutar em que consiste esse plano, ainda que não seja aquilo que eu queira atualmente?

  3. Estarei disposto a RENDER, a ENTREGAR, a minha própria vontade, a minha identidade e os meus planos e a aceitar a vontade DELE em relação a mim?

Conscientemente ou não, escolhemos responder a cada uma destas perguntas todos os dias. São perguntas muito difíceis. Se você acha que são fáceis, por favor leia-as novamente. Se estiver disposto a responder “Sim” às três (ainda que por apenas um dia), por favor ore connosco agora:

Jesus,

Eu entrego-me hoje a ti com todo o meu coração e toda a minha alma. Por favor entra no meu coração de uma forma mais profunda. Hoje eu digo “sim” a ti. Eu abro todos os lugares secretos do meu coração para ti e digo, “entra”. Jesus, tu és o Senhor da minha vida toda. Eu creio em ti e recebo-te como o meu Senhor e o meu Salvador. Eu me entrego plenamente.

Espírito Santo, traz-me uma conversão mais profunda à pessoa de Jesus Cristo. Eu entrego tudo a ti: a minha vontade, os meus planos para o futuro, os meus relacionamentos, o meu trabalho, Liberto-os e deixo-os porque eu confio que TU tens planos para mim .- planos para que eu prospere e eu não sofra dano, planos para me dar esperança e um futuro,

Eu entrego o meu entendimento de como as coisas ‘deveriam’ ser, as minhas escolhas e a minha vontade. Eu entrego a ti as promessas que cumpri e aquelas que não consegui cumprir. Eu entrego as minhas fraquezas e as minhas mais valias a ti. Eu entrego as minhas emoções, os meus medos, as minhas inseguranças, a minha sexualidade. Eu entrego especialmente ________ (Mencionar aqui outras áreas de rendição à medida que o Espírito Santo as revelar a você). Senhor, eu entrego toda a minha vida a ti, o meu passado, o presente, o futuro. Na doença e na saúde, na vida e na morte, eu pertenço a ti.

Ámem.

lightstock_62591_xsmall_user_602763.jpg

Para muitos de nós, com a nossa escolha de Rendição, ou Entrega, teve lugar o seguinte:

  • Auto-Aceitação, Auto-estima, Identidade Positiva – incluindo a libertação da vergonha e a aquisição de uma imagem corporal positiva

  • Sobriedade Sexual - Abstinência de “actos” homossexuais, incluindo a pornografia e fantasia

  • Perdão – incluindo o auto-perdão e a rendição do nosso ressentimento

 

 

CUMPRIMENTO DE NECESSIDADES

lightstock_66085_xsmall_user_602763.jpg
  • Apegos saudáveis, limites e ligação autêntica.

  • Desenvolver as nossas próprias redes de apoio fora do grupo, nas nossas igrejas, nos nossos locais de trabalho e nas nossas comunidades.

  • Nos relacionarmos com outros homens e mulheres a partir de alicerces masculinos fortes

  • Sarar os relacionamentos com as pessoas do mesmo sexo

  • Sentir os nossos sentimentos – Luto saudável, raiva saudável, libertação da dor enterrada – isto pode necessitar primeiro de processamento e eliminação ou pelo menos de identificar a Vergonha e outras contra-emoções.

  • Reprocessamento de Atrações por pessoas do Mesmo Sexo – encontrar as verdadeiras necessidades nucleares que podem e TÊM de ser satisfeitas de modo saudável, casto, e as relações de índole platónica com fronteiras que nos respeitem a nós próprios e aos outros como homens íntegros.

  • Sarar os relacionamentos com pessoas do sexo oposto.

  • Receber e dar Afirmação e Aceitação.

 

AUTENTICIDADE

Portuguese-Core Emotions.JPG
  • Nutrir apoio pelo processamento das Emoções Nucleares de modos saudáveis e assertivos que conduzem ao crescimento e a sarar. Isto inclui enfrentar o Medo, processar a Raiva, fazer o Luto e libertar-se do passado, e Vivenciar e partilhar a Alegria.

  • Sentir os nossos sentimentos – Luto saudável, raiva saudável, libertar a dor enterrada – pode necessitar primeiro de processar e eliminar ou pelo menos identificar a Vergonha e outras contra-emoções.

  • Viver o nosso Verdadeiro eu (vs. O falso eu) – Ser “verdadeiro”. Mostrar o nosso verdadeiro eu aos outros. Ultrapassar e despontar para além das contra-emoções e dos mecanismos de defesa.

  • Desenvolver as nossas próprias redes de apoio fora do grupo, nas nossas igrejas, nos nossos locais de trabalho, e nas nossas comunidades.
  • Apego saudável, limites e ligação autêntica.
  • Relacionarmo-nos com outros homens e com mulheres a partir de sólidos alicerces masculinos.
  • Fronteiras e limites saudáveis, um apego seguro saudável. Experimentar e apreciar a diferença.

 

MASCULINIDADE

Desenvolver a vocação própria e a missão para a vida. Conduzir e fazer crescer a nós próprios e aos outros.

  • Sentido interno de masculinidade – Inclui ações masculinizantes, poder pessoal, assertividade, confiança, fronteiras, esforço físico, ser um “adulto”

  • Ligações masculinas com significado - Inclui os grupos, as amizades com pares, as relações de aconselhamento. Limites saudáveis, apego seguro saudável.

  • Descobrindo, vivendo uma vida com um propósito mais elevado, para Cristo.

 

Estas quatro áreas de crescimento formam o acrónimo “M.A.N.S.”

MANS.jpg

Esta é sem dúvida uma caminhada de um HOMEM (a MAN’S journey).

Este quadro de referência “MANS” é um acrónimo e a adaptação de um programa desenvolvido pelo terapeuta David Matheson, CMHC do Centro de Integridade de Género. Os princípios MANS também são parte fundamental do programa Journey Into Manhood (Caminhada rumo à masculinidade), uma co-criação de David Matheson e Rich Wyler para a Brothers Road

Utilizado com permissão para tal.